O GRANDE ORIENTE DO BRASIL - RONDÔNIA (GOB-RO) expressa, por meio desta, seu mais veemente repúdio às abomináveis ações de violência e terror promovidas pelo Grupo Terrorista HAMAS contra civis em Israel, um ataque surpresa que assolou mulheres, homens, crianças e idosos, indistintamente, enquanto viviam seus momentos diários de trabalho, lazer, repouso e, para alguns, em meio à luta pela vida nos leitos hospitalares.
A Maçonaria, fundamentada sobre os pilares da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, não poderia permanecer silente diante de tamanha brutalidade. Defendemos a harmonia e a paz entre os povos, respeitando a vida e a dignidade humana, pilares estes que são aviltados perante atos de pura barbárie e desumanidade, os quais foram tristemente demonstrados nas ações sorrateiras e violentas do Hamas ao atacar pessoas além de qualquer zona de conflito previamente estabelecida.
Nós, maçons, homens livres e de bons costumes, que "cavamos masmorras aos vícios e elevamos templos às virtudes", nos unimos em solidariedade às vítimas e seus familiares neste momento de dor e sofrimento indescritível. Nosso repúdio vai além da aversão aos atos de terrorismo praticados, ele se estende à quebra de um princípio fundamental que norteia a humanidade: o respeito pela vida.
Rogamos ao Grande Arquiteto Do Universo (GADU) que conforte os corações daqueles que foram tragicamente afetados por essa nefasta ocorrência, proporcionando-lhes amparo e serenidade para transporem este momento de profunda aflição. E, neste instante, nossas preces se voltam também para que a paz e a justiça prevaleçam, não apenas em Israel, mas em todos os cantos do mundo, garantindo que a fraternidade seja a força motriz que una os povos, em um compromisso coletivo de construção de uma sociedade global mais justa, íntegra e pacífica.
Nossa instituição, marcada pela busca incessante pela luz do conhecimento e pela promoção do bem-estar coletivo, se posiciona, portanto, como inimiga irrevogável de qualquer forma de opressão e violência contra inocentes, independentemente de onde ela venha a ocorrer.
Desta maneira, afirmamos nosso compromisso indelével com os valores que edificam a nossa Ordem e reiteramos nossa condenação veemente a todos os atos que se opõem à sacralidade da vida e à construção de um mundo fraterno e pacífico.
“Que a paz de GADU reine em nossos corações e no mundo.”
CLAUDENILSON ALVES
GRÃO-MESTRE DO GOB-RO
CELSON CABRAL DE SOUZA
GRÃO-MESTRE ADJUNTO