A sagração é um ato litúrgico especial na Maçonaria.
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Delta do Cabixi, Nº 4306, rito Moderno, do oriente de Cabixi/RO, federada a Grande Oriente do Brasil que tem como Venerável Mestre o Irmão Umberto Aparecido Duarte Calixto, realizou nesta sexta-feira, dia 01 de Março, uma Sessão Solene para que o Grão Mestre estadual, Claudenilson Alves, do Grande Oriente do Brasil Rondônia- GOB-RO, possa realizar a liturgia de Sagração do Estandarte da Loja, um momento especial que marcada pela importância da simbologia maçônica.
Foi com imenso respeito e admiração que destacamos um momento singular na história do Grande Oriente do Brasil - Rondônia (GOB-RO), um evento que ficará eternizado nas páginas da nossa fraternidade. A sagração do estandarte da Loja Delta do Cabixi, um ato de elevada importância e simbolismo, foi marcada por uma decisão que reflete a grandeza e a sabedoria de nossos líderes.
O Eminente Irmão Claudenilson Alves, com sua visão aguçada e espírito fraternal, tomou a decisão de designar e ceder, por merecimento e competência, ao Grão-Mestre Honorário Roberto Scalercio Pires, a incumbência de presidir esse ato tão significativo. Esta escolha não foi apenas um gesto de confiança, mas também um reconhecimento do valor e da maestria do Irmão Roberto Scalercio Pires, que com sua habitual sabedoria e habilidade, conduziu a sessão de forma magistral, ao lado do Grão-Mestre, sagrando o estandarte da Oficina, da qual foi mentor e idealizador.
Além disso, é digno de nota a participação do Irmão Darci Cerutti, Assessor do Grão-Mestre Estadual do GOB-RO, que, junto com outros secretários e assessores, abrilhantou ainda mais a Sessão de Sagração do Estandarte. Este evento não é apenas um marco na história do GOB-RO, mas também um testemunho do compromisso, da fraternidade e da excelência que permeiam nossas ações e o nosso caminho conjunto na Maçonaria.
Parabenizamos todos os envolvidos por este momento tão especial e agradecemos por continuarem a tecer, com dedicação e amor fraternal, a rica tapeçaria da nossa ordem maçônica.
A sagração de um estandarte maçônico é ato litúrgico transcendental, de atribuição exclusiva do Grão-Mestre que executa um ritual solene e significativo dentro da Maçonaria, marcando a consagração lábaro que representará uma loja maçônica. É um momento de grande reverência e cerimônia, incorporando símbolos e princípios que são profundamente significativos para os membros da Ordem.
Toda Loja Maçônica tem o seu estandarte, que se faz presente nas sessões e é conduzido quando uma Loja visita incorporada outra Loja ou quando a Loja se faz representar em alguma solenidade. Os estandartes existem desde os primeiros tempos da Maçonaria Especulativa, como uma continuação da tradição das antigas confrarias e corporações profissionais medievais, inclusive a dos pedreiros da Maçonaria Operativa, que tinham por eles a maior veneração e respeito.
Quando da fundação da Loja, um dos requisitos para a sua efetivação era a apresentação de um estandarte, desta maneira, a ARLS “DELTA DO CABIXI” cumpriu com sua segunda tarefa e confeccionou seu estandarte a partir de elementos de elevados significados simbólicos e filosóficos.
DESCREVENDO O ESTANDARTE
A proposta dos elementos que integram o estandate foi o de, primeiro, homenagear o Rio Cabixi com sua beleza exiberante, ressaltando a Amazônia e sua pujança e atração turística. Assim, compondo os outros símbolos, adicionou-se o Triangulo, o Delta, tendo em seu interior um dos mais significativos atrativos do rio Cabixi, o animal Jacaré, espécime abundante naquela região.
Já o Sol foi acrescentado a direita, da flâmula, irradiando seus raios de que representam o conhecimento emanado pela Loja. Em seguida, vem o Esquadro e o Compasso, conjunto de símbolos maçônicos que representa a medida justa de todas as ações, Unidos eternamente á Retidão e a Justiça.
Ainda no composto está a letra “G” representando a Geometria Sagrada como ciência com foco nos estudos maçônicos pela prática do trabalho, principalmente como origem da Arte Real.
E, finalizando, está a figura do pescador que, simbolicamente e dentro de contexto espiritual figurativo representa o “pescador de homens” , aquele que lança a palavra, crer e confia nela, ou seja o Verbo que Habitou entre Nós.
O GOB-RO, parabeniza a todos os obreiros da oficina da Delta do Cabixi, Nº 4306, bem como pela belíssima condução da sessão de sagração do seu estantarde!
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Rubens Nascimento)