Os trabalhos maçônicos na Loja União e Perseverança- UP, começaram nesta quarta-feira,31, com as comemorações de 106 anos de aniversário de criação e contou com a presença do Grão Mestre Claudenilson Alves, do Grande Oriente de Rondônia- GOB-RO e um expressivo numero de irmãos das lojas de Porto Velho Veneráveis, Autoridades e membros dos orientes do Mato Grosso e Brasília.
A solenidade, em Grau 1, foi coroada pela brilhante palestra apresentada, no Tempo de Estudos, pelo irmão historiador Dante Fonseca, que contou um pouco da trajetória de fundação da Loja na comunidade de Abunã, em 1916, traçando um paralelo sobre as dificuldades enfrentadas desde a sua fundação e lembrando nomes de membros importantes que se dedicaram a construir um templo, cujo as grandes decisões politicas nasceram de debates fervorosos que acabaram resultando no fortalecimento da Ordem Maçônica em Rondônia. Dante lembrou que durante a grande Cisma, um racha entre as potências do GOB e Grandes Lojas, a UP, acabou optando por deixar o GOB e ficou por um bom tempo sob aquela jurisdição, até retornar a pertencer ao Grande Oriente. Esse fato, muitos irmãos não sabiam, visto que o quadro de obreiros da Loja está bastante renovado.
O Grão-Mestre Claudenilson Alves, em sua fala voltou a trazer um brado chamado Comprometimento. Para ele, o maçom precisa está sempre ciente de seus compromissos e juramentos feitos para com a Ordem Maçônica e a Sociedade. “Não podemos deixar que nenhum desânimo possa influenciar o papel do maçom. É preciso que esteja com suas energias renovadas. Seu espírito altivo e comprometido com as causas da sociedade para estar sempre de Pé e a Ordem para agir em prol da humanidade. Esse é o nosso papel,” disse.
A palavra comprometimento designa a responsabilidade que assumimos com as pessoas ao nosso redor. O Grão-Mestre lembra que comprometimento é um sinal de amor e lealdade. Ele explica que, além dos compromissos que assumimos com o outro, comprometimento é também uma responsabilidade consigo mesmo. “Cada um de nós tem a obrigação de lutar por seus sonhos e por sua felicidade, em sinal de amor próprio e de determinação”. Ressaltou.
COMEMORAÇÕES
Após a sessão, um jantar especial foi servido no Salão de Banquete a todos os irmãos e convidados, sob a batuta do mestre cozinheiro, “Almeidinha” que mostrou suas habilidades culinárias. Nesta solenidade foi feita as comemorações de todos os aniversariantes do mês anterior com palavra de louvores e reconhecimento.
O Venerável mestre, Adailton Barbosa, em seu discurso, agradeceu a todos os presentes lembrando do orgulho em pertencer a uma Loja Centenária cujo os antepassados trilharam o caminho por onde hoje se busca o horizonte. Lembrou e agradeceu a todos os irmãos pelo sucesso do projeto Feijão e Pagode, um exemplo de dedicação à causa social que deu um resultado expressivo graças aos empenhos de todos.
Adailton chamou novamente aos irmãos para ombreá-lo em mais essa jornada e fortalecimento da Loja UP e da Sociedade. Ao final foi cantado os parabéns para os aniversariantes e em comemoração aos 106 anos de criação da Loja.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Jornalista Rubens Nascimento)