O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil- GOB, Claudenilson Alves apresentou, nesta sexta-feira, à Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica o plano de trabalho para o ano 2024 fez uma breve explanação das realizações do seu mandato. A sessão foi realizada no Templo da Loja verdade e contou com representantes do Tribunal de Contas Maçônico e do secretariado do GOB.
Claudenilson mostrou as obras de reforma realizadas na sede do GOB, ressaltando que as despesas não oneraram os cofres do executivo, pois foram feitas parte com recursos próprios e parte com patrocínio, tendo gastos num percentual extremamente insignificante.
Deputados presentes à sessão, que contou também com a presença do venerável da Loja Verdade, deputado honorário constituinte, Osmar Santana Lima, ressaltaram o trabalho que vem sendo realizado e, em especial, sobre a transparência com que as ações do GOB são transmitidas, principalmente com a presença constante do Grão Mestrado e de seus assessores no maior número de lojas em todo o Estado.
O Grão-mestre mostrou uma planilha em que apresentou o quadro de obreiros no Estado de Rondônia, mostrando que houve um crescimento de três por cento no número de irmãos o que, dessa maneira, não acontece grandes alterações no percentual financeiro. De outra forma, Claudenilson disse que, embora haja a necessidade de se iniciar novos membros para Ordem, que haja sempre o critério na escolha. Ele falou da importância do padrinho, pois e este que tem o primeiro contato com profano e deve ser ele que precisa ser o primeiro sindicante, verificando as qualidades e os defeitos, pois ao fazer esse crivo, se evita um grande número de problemas ao longo do processo.
O presidente da Poderosa Assembleia Oscar Lebre disse que esse modelo adotado de fazer as sessões itinerantes no templo das Lojas é uma forma de mostrar o trabalho realizado pelos deputados, no cuidado com as pautas voltadas para o engrandecimento maçônico. Dessa forma, acrescentou que os maçons podem acompanhar com maior critério o papel do legislativo.
Claudenilson falou sobre as Olimpíadas Maçônicas, que depois de um tempo ser ter sido realizada, devido a pandemia, esse ano será um novo marco de confraternização entre todas as lojas, principalmente as da Porto Velho e do Candeias.
Outro tema, foi o Baile do Dia do Maçom que será realizado novamente no Portal das Américas, em Porto Velho e será mais um evento que acontece sem custos para os cofres do GOB pois é totalmente patrocinado e se transformou num marco para a sociedade maçônica.
O deputado Jacob Atallah foi designado para fazer uma breve história sobre a Loja Verdade. Com base nas atas antigas, mostrou a forma como os abnegados irmãos resolveram criar mais um templo em 1953 e, hoje a Loja é um exemplo dinâmico de ações, pois sempre foi uma protagonista na defesa da sociedade. Lembrou, inclusive que que uma das posições foi ainda quando agiu na defesa do nome de Território do Guaporé e não de Rondônia, pois assim deveria ter sido pois a história dessa região tinha no Rio Guaporé a sua base do desenvolvimento.
Após a sessão foi servido uma feijoada para todos os presentes como forma de confraternização entre os deputados que vem do interior e os da capital, além dos irmãos e convidados presentes.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Ir. Rubens Nascimento)