
O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB-RO), Claudenilson Alves, reuniu nesta quinta-feira (17), na sede do GOB em Porto Velho, os Veneráveis Mestres das lojas jurisdicionadas nos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari. O encontro teve como objetivo definir o calendário oficial e alinhar as perspectivas e ações conjuntas para o biênio 2025-2027.
Durante a reunião, cada Venerável Mestre pôde apresentar as realidades de sua loja, suas metas e desafios, num ambiente de escuta mútua e colaboração. A presença expressiva dos líderes das oficinas evidenciou o comprometimento da maçonaria rondoniense com o progresso institucional e social.
O Grão-Mestre Claudenilson Alves destacou, em sua fala, a importância da coesão entre as lojas e o papel transformador que a maçonaria pode exercer quando trabalha unida:
“Este biênio que se aproxima é uma nova oportunidade para demonstrarmos que a maçonaria de Rondônia não é apenas um bastião de tradição, mas também uma força viva de transformação social. Encorajo cada Venerável aqui presente a promover a união, o diálogo e o trabalho profícuo dentro e fora dos nossos templos. Que nossas colunas se sustentem firmes no propósito de servir à humanidade com sabedoria, justiça e fraternidade.”
Entre os presentes estavam os representantes das seguintes lojas:
- Arca da Aliança nº 2177 – Adeilton Ricardo da Silva
- Esmite Bento de Melo nº 3177 – Oscar Carlos das Neves Lebre
- Estrela de Porto Velho nº 3462 – Fernando Venério
- Estudo e Trabalho nº 1461 – Júlio Viana Oliveira Filho
- Pioneiros nº 4840 – Eudes Souza Fóes
- Sabedoria do Oriente nº 3389 – Gaston Roque Salazar
- Universidade Fonte de Sabedoria nº 3468 – Edivaldo Pereira da Silva
- União e Perseverança nº 947 – Alfredo José Cassimiro Filho
- União, Trabalho e Justiça nº 2321 – Klester Batista de Oliveira
- Verdade nº 1451 – Claudinei Aparecido Alves de Lima
A Loja Estrela de Rondônia nº 2106 também esteve representada, bem como a Loja Luz e Perseverança nº 2461, cujos veneráveis não puderam estar presentes, mas manifestaram apoio às deliberações.
O encontro encerrou-se com o compromisso de todos os presentes em manter a unidade da maçonaria rondoniense e promover ações conjuntas que fortaleçam tanto as lojas quanto os laços com a sociedade civil. Um novo tempo se desenha para o GOB Rondônia, marcado pela harmonia, eficiência administrativa e espírito de serviço.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Rubens Nascimento)


