
No dia 7 de setembro de 2025, o Projeto Sabão Fraterno levou solidariedade à Casa de Apoio Acácia Amarela, em Porto Velho, Rondônia. Essa instituição, que acolhe pacientes e acompanhantes em tratamento de câncer, recebeu doações de produtos de limpeza essenciais, como água sanitária e sabão em barra.
Além das doações, a ação foi marcada pela capacitação dos acompanhantes dos pacientes. Eles tiveram a oportunidade de aprender a produzir sabão líquido a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha usado. Ao final da oficina, cada participante recebeu a receita e o passo a passo para continuar a produção por conta própria.
Essa iniciativa não apenas forneceu itens de limpeza importantes para a higienização das dependências da entidade, mas também compartilhou conhecimento e autonomia, mostrando que a solidariedade pode transformar vidas de diversas formas.
Sustentabilidade e Empoderamento
A cada litro de óleo de cozinha descartado incorretamente, a natureza sofre. Porém, as fraternas da FRAFEM Esmite Bento de Melo veem nesse resíduo uma oportunidade de transformação! Assim nasceu o Projeto Sabão Fraterno, onde a sustentabilidade anda de mãos dadas com a solidariedade e o empoderamento.
No coração deste projeto estão elas: as mulheres que, com as próprias mãos, transformam um resíduo poluente em sabão, um produto útil e uma nova fonte de renda e dignidade. A FRAFEM Esmite Bento de Melo acredita que o verdadeiro poder está em dar as ferramentas para que cada mulher possa construir o seu próprio futuro.
Com o aprendizado da produção de sabão, não só evitamos a contaminação do meio ambiente, mas também abrimos as portas para a autonomia e a independência financeira. A meta do projeto é reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, capacitar mulheres para que possam gerar a própria renda.
É um ciclo virtuoso de aprendizado, colaboração e esperança. A cada litro de sabão produzido, uma nova história de empoderamento e cuidado com o planeta é escrita.
O GOB-RO parabeniza a FRAFEM Esmite Bento de Melo por essa iniciativa, que serve de exemplo e garante que ações como essa continuem a transformar vidas e a construir um futuro mais justo e solidário.
Fonte: ARLS Esmite Bento de Melo Nº 3177




