MAÇONARIA: Rondônia sedia II Encontro de Grão-Mestres da Região Norte e Nordeste

Entre os dias 2 e 4 de maio, o Estado de Rondônia se torna o centro das atenções da Maçonaria brasileira ao sediar o II Encontro de Grão-Mestres da Região Norte e Nordeste, um evento que reunirá autoridades maçônicas de 16 estados do país em uma programação solene e estratégica que visa fortalecer a atuação da maçonaria no cenário social, filosófico e institucional do Brasil.
A solenidade de abertura será realizada, as 13 horas, do dia 02 de Maio, na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO), em Porto Velho, em Sessão Solene de outorga de títulos honoríficos e medalhas de mérito legislativo, e contará com a presença de representantes dos Grandes Orientes da Maçonaria das regiões Norte e Nordeste, e de outros estados, além de autoridades civis, militares e políticas. O evento é promovido pelo Grande Oriente do Brasil – GOB, Poder Central de Brasília e terá na presidência dos trabalhos o Soberano Grão Mestre Ademir Cândido da Silva e como anfitrião o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil- Rondônia, iminente Claudenilson Alves.
A programação incluiu a abertura oficial e em seguida a Sessão Solene na Assembleia Legislativa presidida pelo deputado estadual Alex Redano com a participação dos deputados Ieda Chaves e Lucas Ribeiro. No mesmo dia 02, o vice-governador Sérgio Gonçalves fará uma palestra aos convidados mostrando as potencialidades econômicas e turísticas de Rondônia, como forma de divulgar o Estado para as autoridades maçônicas e incentivar os investimentos nessa região.
No dia 03, o encontro será exclusivo para maçons, com debates, abordando temas como o papel social da maçonaria, estratégias de fortalecimento institucional, juventude maçônica e a promoção de ações filantrópicas integradas entre os estados. Além disso, acontecerá sessões temáticas, palestras e temas administrativos voltados para a melhoria das atividades maçônicas perante a sociedade. A presença do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil e de líderes das principais potências da maçonaria regular brasileira reforça o prestígio do encontro.
Para o líder do poder central do GOB, Soberano Ademir Cândido “reunir os Grão-Mestres das duas regiões é também um gesto de valorização da diversidade e das potencialidades locais. “O Norte e o Nordeste têm especificidades culturais, sociais e geográficas que merecem atenção especial dentro da estrutura da maçonaria. Ao promover essa aproximação, estamos reconhecendo a força e a importância de cada Oriente.”
Ademir Cândido também elogiou a escolha de Porto Velho como sede do evento, destacando o papel crescente de Rondônia no cenário maçônico nacional. “É um estado jovem, com forte vocação de liderança e uma maçonaria atuante, comprometida com os princípios da Ordem. Tenho certeza de que será um encontro histórico.”
O Soberano Grão-Mestre Geral reforçou que o II Encontro não será apenas protocolar, mas propositivo. “Queremos sair de Rondônia com ideias claras, diretrizes alinhadas e ações possíveis que fortaleçam ainda mais a presença da maçonaria nas comunidades, promovendo o bem, a justiça e a fraternidade.”
Para o Grão Mestre do GOB em Rondônia Claudenilson Alves, o destaque é para a importância do evento como instrumento de união e planejamento. “Este encontro irá muito além de um ato protocolar. Ele simboliza o compromisso da maçonaria com a construção de uma sociedade mais justa, ética e fraterna. Rondônia se sente honrada em acolher irmãos de toda a região Norte e Nordeste em um ambiente de diálogo, reflexão e cooperação mútua.”
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, destaca a importância da maçonaria para a formação de lideranças éticas e comprometidas com o bem comum. “A presença dos Grão-Mestres aqui nesta Casa será motivo de orgulho para Rondônia. A maçonaria tem um papel histórico na formação do pensamento republicano e na defesa dos valores humanos universais.”
Ao longo dos três dias de evento, os participantes também poderão conhecer pontos turísticos e culturais de Porto Velho, além de participar de momentos de confraternização e celebração, fortalecendo os laços de fraternidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Rubens Nascimento)
