Tomou posse, nesta quinta-feira, dia 14, as 16 horas, no cargo de juiz membro do Tribunal de Justiça maçônico, o Venerável irmão Amaral Borges da Silva, Ex-Venerável-Mestre da Augusta e Respeitável, Grande Benfeitora da Ordem, Loja Simbólica Verdade, 1451- Oriente de Porto Velho, em solenidade que
aconteceu no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, no Templo Principal, e foi presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Eminente Irmão Lélio Lopes Ferreira e contou com a presença maciça de irmãos que prestigiaram esse ato solene, entre eles o Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil Rondônia- GOB, Eminente Irmão Claudenilson Alves.
Ainda, durante o evento, foi proferida uma palestra pelo Grande Procurador, Poderoso Irmão Zaqueu Noujain e, em seguida apresentou uma peça de arquitetura pelo Venerável Juiz Irmão Marcos Araújo dos Santos.
Breve Currículo: Amaral Borges da Silva é paulista de Teodoro Sampaio, advogado, oficial da reserva da Policia Militar do Estado de Rondônia, casado com Rosângela Souza da Silva com quem teve duas filhas, Gleice Souza da Silva e Débora Borges Souza da Silva. Iniciou na Ordem Maçônica em 23 de junho de 2006, na Loja Maçônico Verdade, Oriente de Porto Velho, pertencente ao Grande Oriente do Brasil Rondônia- GOB-RO.
Elevado em 2007, Exaltado em 2008 e instalado em 2017, tendo anteriormente ocupado os cargos em Loja de Tesoureiro, Orador, 2º Vigilante, 1º Vigilante e Venerável, tendo sido condecorado com a comenda Romão Garcia, a mais alta condecoração da Loja Verdade.
VIDA PÚBLICA
Integrante de uma família de 13 irmãos, de pais nordestinos, vindos ainda solteiros para o estado de São Paulo, região de Presidente Prudente, onde se conheceram, se casaram e constituíram família.
Deixou o Estado natal com 07 (sete) anos de idade, indo morar no Estado de Mato Grosso do Sul, região de Dourados, onde permaneceu até os 16 anos de idade, trabalhando na agricultura.
Em 1.978 veio para Rondônia, juntamente com seus pais e cincos irmãos mais novos, vez que os irmãos mais velhos, já emancipados, não tiveram interesse em migrar-se para o novo “eldorado” como era conhecido o então Território Federal de Rondônia.
Estabeleceu-se inicialmente na cidade de Vilhena, onde sonhava se tornar produtor rural, por influência de sua infância na roça, mas após alguns infortúnios, dado as precariedades rurais e agrícolas da região à época, o fez mudar de rumo profissional.
Chegado o momento de servir ao Exército, se apresentou no 5º Batalhão de Engenharia e Construção, onde serviu por 14 meses, recebendo, ao final, Certificado de Honra ao Mérito.
Em 1.981 ingressou na recém-criada Polícia Militar do então Território Federal de Rondônia. Após o curso de formação de Soldado PM, serviu na divisão de trânsito da Capital e aproveitou para retomar aos estudos, vez que possuía apenas o grau primário, tendo concluído o primeiro grau pelo sistema modular
em um ano, pelo Centro de Ensino Supletivo Padre Moretti.
Em 1.982 foi classificado em concurso interno para frequentar o Curso de Formação de Cabo PM, tendo galgado o primeiro colocado em uma turma de 41 alunos, o que lhe garantiu a matrícula automática no Curso de Formação de Sargento do ano seguinte e outorga da Medalha de Mérito Cultural.
Em 1.984 realizou o Curso de Formação de Sargento, tendo sido classificado em segundo colocado, em uma turma de 38 formandos. Promovido à sargento, serviu em Colorado do Oeste até 1.992, período em que instalou o Grupamento da PM em Cabixi e concomitantemente concluiu os estudos de segundo grau, pelo Colégio Paulo de Assis Ribeiro.
Em final de 1.992 foi designado para frequentar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento, tendo se classificado em primeiro colocado, em uma turma de 40 alunos, o que, ao término, lhe rendeu a promoção de 1º sargento e posteriormente à Subtenente.
Como Subtenente, em 1.993/1.994, serviu em Cacoal-RO, onde também exerceu o cargo de Diretor de Registro de Veículos da CIRETRAN e ingressou na Faculdade de Direito.
Em 1.995/1996, foi adido à Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste-RO, para exercer o cargo de Secretário Municipal de Administração e Fazenda.
Cumprida mais aquela missão, em 1.997 retornou ao Quartel, ocasião em que prestou concurso interno para Oficial PM Administrativo, tendo se classificado no curso de formação de Oficial em primeiro lugar, em uma turma de 41 alunos, sendo imediatamente promovido ao Posto de 2º Tenente PM administrativo,
vindo a servir como Oficial na Corregedoria da PMRO.
Consta em seu curriculum, na Polícia Militar do Estado de Rondônia, a concessão de todas as condecorações que podem ser outorgadas ao Policial Militar, dentre elas Mérito Cultural, dedicação Policial Militar, Serviços Prestados, Mérito Tiradentes por ato de bravura e Forte Príncipe da Beira.
Então fixou residência em Porto Velho-RO e concluiu o curso de Direito pela UNIR, prestando o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e se habilitando após a sua passagem para a reserva Remunerada da Policia Militar, pertencente ao Quadro federal.
Desde então tem se aventurado na iniciativa privada, primeiramente no ramo madeireiro e atualmente na agropecuária, além de advogar. Sonha com uma sociedade mais justa e fraterna, onde as pessoas possam ter oportunidades e desenvolver seus talentos, com liberdade intelectual e justiça social.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Irmão Rubens Nascimento)