Grão Mestre Claudenilson Alves faz chamamentos dos irmãos para o compromisso com a Ordem.
Foi uma noite memorável a abertura dos trabalhos maçônicos na Loja Estrela de Porto Velho, em sessão conduzida pelo venerável mestre Jaime Gomes e que contou com a presença do Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil Rondônia- GOB-RO, Claudenilson Alves e seu secretariado. Mais de 50 obreiros de varias oficinas prestigiaram a sessão que teve o seu ponto alto a posse do primeiro vigilante, Fernando Venério e do segundo vigilante Marcos Grutzmacher que passarão a compor a nova diretoria da Loja no Rito de York.
A dois novos aprendizes foram dadas as primeiras instruções sobre a Tabua de Delinear decifrando todas as alegorias para que possam entender os seus significados e sua empregabilidade no trabalho incessante de lapidar-se como homens justos e dedicados.
Durante a posse dos vigilantes, o venerável mestre de forma ritualística ressaltou a importância desses dois cargos na condução dos trabalhos. Falando da Coluna da Força onde fica o primeiro vigilante e da Coluna da Beleza ,do segundo vigilante para, em conjunto, harmonizarem com suas energias as atividades da Loja.
Em nome dos veneráveis presentes, o irmão Osmar Santana Lima, a pedido do Grão Mestre, discorreu sobre dois temas importantes para Ordem: Compromisso e Comprometimento, ressaltando os juramentos que os maçons fazem em suas iniciações e que não pode ser quebrado. Falou também da frequência em Loja e da intervisitação para que todos os irmãos se conheçam melhor e possa contribuir com seus conhecimentos para o engrandecimento da maçonaria. Levando e Trazendo exemplos de processos e modelos que são empregados em suas oficinas.
Ainda na Palavra a Bem da Ordem, Osmar chamou a atenção dos irmãos para que se atentem para o Tronco de Solidariedade. Para ele não se faz filantropia sem dinheiro e o maçom quando sai de casa deve ter a consciência de que ao depositar o seu óbolo, o faz sabendo que estará ajudando aos necessitados. Então, disse, não se faz caridade com dois ou cinco reais. "O Tronco não é esmola. O Tronco deve ser parte do compromisso do maçom para com os seus semelhantes”, disse.
O Grão Mestre Estadual, Claudenilson Alves, ao receber o malhete das mãos do venerável Jaime Gomes, para a condução dos trabalhos aproveitou para chamar a atenção dos irmãos quando da entrada do Templo. Para ele, esse momento é sagrado e devem serem observados todos os contextos ritualísticos, principalmente do silencio e da forma cortes como devem se tratar todos os irmãos, com respeito, disciplina e Ordem.
Em seguida passou o malhete ao venerável para a condução da cerimonia, mas quando do encerramento da sessão, fez uma série de anúncios em especial a reunião que acontecerá no próximo sábado, dia 24, no Palácio Maçônico quando serão tratados dos calendários de atividades das loja, de Porto Velho e Candeias do Jamari para que não haja conflito de datas em suas programações. Falou ainda que estará em missão no interior do Estado, como Colorado, Cabixi e iniciação em Vilhena que acontecerá na próxima semana.
Ao final desejou a todos a continuidade de uma boa semana, ressaltando a importância de todos os membros visitarem as lojas para estreitarem os laços fraternos.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO (Rubens Nascimento)