A Augusta e Respeitada Grande Benfeitora da Ordem Loja Simbólica Verdade, n. 1451, Rito REAA, federada ao Grande Oriente do Brasil, do oriente de Porto Velho, Rondônia está em festa para receber dois novos membros para integrar a Maçonaria Universal. A sessão de iniciação acontecerá no dia 24 de novembro, sexta-feira, em seu Templo, a partir das 19 horas, e vai contar com a presença maciça de irmãos da fraternidade da Capital e do Interior, que virão em comitiva presidida pelo Grão-Mestre Adjunto Poderoso Irmão Celson Cabral de Souza, para recepcionar o empresário do ramo agropecuário Hely Marcio Pontes Pinto e o médico veterinário Francinaldo Limeira da Silva, como novos irmãos.
A Sessão Magna de Iniciação será presidida pelo Iminente Venerável Mestre Osmar Santana Lima acompanhado pelos irmãos Vigilantes Hélio Teixeira Lopes Filho e Genésio Teles de Carvalho, além de Orador o irmão Levi de Oliveira Costa e como secretário o irmão Normando Araripe acompanhado dos irmãos Raimundo Neto, na Chancelaria e João Batista Vieira, na Tesouraria. Na condução da cerimonia o irmão Claudinei Lima e no apoio geral os irmãos Moacir Requi, Jorge Ugalde, Oldegar Denny, Renato Bolff, Aroni Oliveira, Cledson Caetano, Manuel Moreira, Leno Ferreira e Rafael Silva. Todos os outros
membros da Loja estarão atuando diretamente para que sessão se transcorra dentro dos princípios que regem a Ordem Maçônica Universal.
A gestão administrativa da Loja Verdade sob o comando do venerável Osmar Santana vem pautando suas ações sobre o lema: Deus, Família e Fraternidade, buscando a interação de todos os irmãos nesses três pilares que reforçam o compromisso maçônico e fortalecer o intelecto, o corpo e a alma para o bem-estar da sociedade.
A Iniciação na Maçonaria é um momento sublime e inesquecível. O iniciando passa por um cerimonial extremamente rico em significados e ensinamentos, marcando sua vida de forma significativa e servindo de divisor de águas para a nova fase que se inicia, com muito aprendizado e evolução.
A realização da Iniciação Maçônica das Lojas Regulares remonta diretamente às origens tradicionais da Maçonaria Regular Mundial. “Desde o início da nossa Ordem, os processos de admissão ocorrem presencialmente, com cerimonial específico. E isso é imutável, insubstituível.” Disse o venerável mestre.
A iniciação é o início do processo de educação no qual o iniciado progride espiritual e moralmente em si, pelo seu pró-prio esforço, intelecto e faculdades imanentes
Em termos maçónicos, renascer é o objetivo da iniciação maçónica. Narra a Bíblia [Gn. 28:5] que Jacob, ao sair da casa de seu pai Isaque em direção de Haram, descansou em certo lugar usando como travesseiro, uma pedra. Dormiu e viu em sonhos uma escada posta sobre a terra e com a sua extremidade tocando no céu, por ela os anjos de Deus subiam e desciam. No cimo da escada encontrava-se o Deus adorado pela sua família, que lhe disse: “eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência”. Ao acordar, tomou a pedra, erigiu-a em coluna, derramou azeite sobre ela e chamou aquele lugar de Betel. O primeiro passo do iniciado retrata, consciente ou inconscientemente, o sonho de Jacob.
Fonte: Jornalista Irmão Rubens Nascimento - ARGBOLS VERDADE N. 1451