Publicado em: 22 de Novembro de 2023
O Orador José Carlos desempenhou um papel fundamental ao detalhar minuciosamente o simbolismo contido no Estandarte que foi conduzido pelo Irmão Josenildo Junior, proporcionando uma compreensão enriquecedora aos presentes. Com o seguinte detalhamento:
A Legenda: À G.·. G.·.A.·.D.·.U.·.. Expressão máxima do Maçom para com Deus; é também uma forma de respeito a todas as religiões, visto que, a Maçonaria respeita a todas as indistintamente indiferentes do credo religioso.
Título de Cruz da Perfeição Maçônica: Título respeitoso e constitucional, e significa – que a Loja possui mais de 100 anos de fundação.
Na faixa também temos a representação do sol como o irradiador de seus conhecimentos em forma de luz a toda oficina e a lua no seu quarto crescente à esquerda simbolizando o aprendiz em sua busca incessante do aprendizado.
Conceito de Loja Simbólica: Lugar os Maçons se reúnem para cultivar os três graus da Maçonaria Simbólica.
O Nome da Loja: “Segredo e Lealdade” – Vem desde sua fundação em 01 de dezembro de 1922, criada na pompeia da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Presidente Marques (Abunã).
Cores predominante: Azul que compreende os Graus Simbólicos, ou seja, Aprendiz, Companheiro e Mestre, além se ser a cor do dossel do céu: azul, cerúleo ou azul celeste. “Universalmente, denota imortalidade, eternidade, castidade, fidelidade; o azul claro, em particular, representa prudência e bondade.
O Símbolo principal do estandarte é o círculo representa eternidade, perfeição e divindade pois não tem princípio nem fim. Desta forma percebemos a sua proximidade com Deus. Dentro dele está o título, o nome, o número, data de fundação e oriente situado a loja, possuindo o símbolo maçônico Esquadro e Compasso que fazem parte do conjunto das três Luzes Emblemáticas da Maçonaria, que demostra a união da Loja, representando a medida justa que deve presidir todas as nossas ações, que não podem jamais se afastarem da Retidão e Justiça. E a letra G ao centro do Compasso e Esquadro que é a sétima letra do alfabeto, sendo o número sete considerado o número da perfeição, o número divino. Por analogia considero a letra G como a letra divina, significando Geometria, Gnose e o G∴ A∴ D∴ U∴ (Deus). Contendo também uma faixa com três cores (Azul, Amarelo e Verde), representado as cores do município de Ji-Paraná, um ramo de acácia dourada planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e a INOCÊNCIA e PUREZA. e a espada que é a arma da vigilância com a qual o Maçom defende a Ordem; representa o poder e a autoridade, dirigidos com justiça e equilíbrio. É um símbolo de igualdade entre os MM∴ MM∴ humanidade.
Contendo também duas colunas que são os símbolos dos limites do mundo criado, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do ativo e do passivo, do mundo material e do espiritual. Simboliza ainda a força, a sustentação, uma com a esfera terrestre, cujo conhecimento é ali franqueado aos iniciados. Entre os Franco maçons também alude à extensão universal de sua Sociedade e da caridade que lhes cabe praticar. Outra com três romãs que coroam as colunas do templo e cujos grãos significam prosperidade e solidariedade da família maçônica; representando ainda todos os maçons espalhados pela superfície da terra. As sementes das romãs, intimamente unidas, nos lembram à fraternidade, que deve haver entre os homens. Demonstram ainda os grãos reunidos em grupos, separados de outros grupos por uma película, mostra que embora divididos em obediência e países, todos os maçons fazem parte do mesmo corpo, simbolizado pela romã inteira.
Expressões: “Federada ao Grande Oriente do Brasil” e Jurisdicionada ao “Grande Oriente do Brasil Rondônia” – Mandamento Constitucional do artigo 17 da Constituição do GOB.
Ao final do estandarte o pavimento Mosaico: Símbolo das diversidades convivendo harmoniosamente num mesmo ambiente. Com os seus quadrados brancos e pretos, lembra-nos a harmonia, que é preciso reinar na terra.
Diversos dignitários maçônicos participaram da sessão, elevando a importância do evento. O Poderoso irmão George Oliveira, representando o Eminente Grão Mestre Claudenilson Alves, trouxe consigo a autoridade e reconhecimento da hierarquia maçônica. O Poderoso irmão Eleazar da Silva, Secretário de Ritualística, contribuiu com sua expertise, garantindo a condução cerimonial impecável.
O Conselho Estadual do GOB-RO foi representado pelo Venerável irmão Celso Periotto. O Venerável irmão Silvio de Freitas, deputado Estadual, também abrilhantou a cerimônia com sua participação ativa.
Além dos dignitários, a presença de diversos irmãos da Loja Segredo e Lealdade enriqueceu o ambiente fraternal. A união e o espírito de comunidade foram reafirmados, consolidando a importância da jornada maçônica na busca por conhecimento e aprimoramento pessoal.
A Sessão Magna de Consagração do Novo Estandarte na Loja Segredo e Lealdade foi um marco significativo, unindo os irmãos em um momento de celebração e renovação dos votos maçônicos.
Após a sessão foi realizado a confraternização dos aniversariantes do mês de agosto, que contou com a participação das cunhadas e sobrinhos(as).