Meus Amados Irmãos do GOB-RO
Comemoremos a data de 18 de dezembro, 39 anos do GOB-RO no desempenho de suas atividades maçônicas, perlustrando os anseios da Ordem Maçônica Universal.
Trindade que envolve como o fogo que se por um lado forja os instrumentos de luta, por outro aquece os momentos de reflexão. Lancemos olhares sobre a vitoriosa história maçônica gobiana rondoniense.
O momento não permite festejos físicos, porém o sentimento de gratidão a todos que trabalharam no soerguimento das Colunas do GOB-RO e a todos quantos deram seguimento ao projeto de fundação, artífices do desbaste, da lapidação e do traçamento, deve ser manifestado com carinho e respeito.
Isso seguramente se traduz no singelo exercício da comprovação de que, o GOB-RO, em seus 39 anos de existência, no concurso dos ativos membros jurisdicionados e de tantos outros que por ele passaram e conviveram, apresenta as condições fortes e uníssonas de uma Potência Maçônica Regional justa e perfeita.
Por isso asseveremos que o GOB-RO alcançou mais um ano de existência, na excepcionalidade ora vivida, com esforço, dedicação e competência. A obra necessita continuar com a mesma intensidade e devoção, o apoio do conjunto é necessário à consecução dos objetivos delineados.
Hoje, dia de alegria, 39 anos do Grande Oriente do Brasil – Rondônia na realização plena dos ideais maçônicos, traduzida na sua fundação, após transcurso do tempo, em mais uma missão cumprida, progredindo na tarefa intransigente da Verdade, incessante da Tolerância e legitimante da Perfeição.
A partir de 18 de dezembro de 1981, sob a proteção do GADU, as sequentes ações do GOB-RO foram sempre voltadas aos seus jurisdicionados e sob rígida disciplina federativa ao Poder Central – GOB.
Foi sentido o açoite dos ventos, mas o entendimento de fraternização imperou ao longo dos sucessivos períodos, sempre favoráveis, nem procelas, nem muito menos defecções internas abalaram o crescimento da Potência Maçônica Gobiana na terra de Rondon.
Inebriando-se com a brisa maçônica da simplicidade, o GOB-RO contemplou-se a cada ano de trabalho, descortinando o progresso aos olhos prudentes e colaboradores de seu efetivo maçônico.
É digna de menção a plêiade de abnegados Amados Irmãos Fundadores e todos aqueles que se sucederam no decorrer de sucessivos períodos, mantendo a Concórdia e o efeito salutar da Prosperidade.
Neste 2020, difícil e cruciante, desfavorável pela ausência de reuniões físicas, mesmo assim a convivência maçônica esteve sob a égide da Sabedoria, da Força e da Beleza.
A esperança de superação, que há de permitir que a corrente maçônica continue rígida, que os laços que nos unem continuem firmes na irmanada travessia, imbuídos dos mesmos propósitos, comungando os mesmos ideais, unidos e coesos, engajando novos Amados Irmãos e contemplando o vasto porvir, na projeção do futuro, sem perder o exemplar passado de vista.
39 anos de profícuas jornadas, tantos foram os Amados Irmãos que cumpriram condignamente a missão de direção, coadjuvados por auxiliares com a mesma maestria de desenvolvimento.
Passado e presente, Corpo Diretivo, Lojas e Amados Irmãos, todos na essência da Paz, da Concórdia e da Harmonia.
Comprometimento que não têm fim, porque o GOB-RO é eterno e seus membros, embora efêmeros, mantém o rumo na plenitude de suas obrigações.
É mister o compromisso maior da Pedra Fundamental, zelar pelo fiel cumprimento do lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Sempre prontos na continuação da Obra Polimorfa do GOB-RO, sem receio das calmarias e de quaisquer outras dificuldades, porque da mesma forma que o ideário inaugural da fundação, a União sempre ensejou os mais lídimos propósitos maçônicos.
Honremos nosso GOB-RO e sua vitoriosa trajetória. Parabéns GOB-RO, 39 anos de muito trabalho e dedicação. Ergamos o Estandarte para que todos possam ver quem somos, o que somos e para onde vamos sob as bênçãos do GADU.
Roberto Scalercio Pires