
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2025, no Vale de Trinidad / Bolívia, foi realizado o evento comemorativo aos 96 anos de fundação da Grande Loja da Bolívia.
Solenidade que reuniu toda a direção e representantes da Maçonaria Boliviana e convidados, em uma bela programação que apresentou a história de construção e a caminhada dos irmãos Bolivianos por uma maçonaria forte e pujante.
Representantes da maçonaria latina americana estavam presentes na solenidade. Irmão Celson Cabral Souza Grão-Mestre adjunto representou o Grande Oriente do Brasil Rondônia, compondo sua comitiva com cinco Irmãos e quatro cunhadas, da loja Acácia de Ouro Preto do Oeste n. 2409 e do oriente de Cacoal.
A programação, presenteou os convidados com apresentação de pontos turísticos da cidade, gastronomia e uma sessão ritualística com observações ao início da maçonaria Boliviana, as dificuldades e o auxílio doas irmãos do Chile e do Brasil.
O Grão-Mestre da Grande Loja Boliviana Irmão Jorge Badani, agradeceu a presença do representante Brasileiro e enalteceu os laços de amizade que une as potências maçônicas da Bolívia e Brasil, citando a boa e louvável convivência entre os irmãos das lojas de Guajará Mirim e Guayara Mirim.
As cunhadas que representaram a Fraternidade Feminina de Rondônia, foram bem acolhidas e relataram a importância da parceria da família na construção e no crescimento organizado e responsável do Grande Oriente do Brasil Rondônia. “Importante ressaltar a parceria e participação das Fraternidades Femininas no fortalecimento das colunas das lojas maçônicas do Estado de Rondônia, espaço garantido pela administração atual do GOB Rondônia, que a cada dia reconhece a importância da família na maçonaria”, afirmou a cunhada Vanda Andrade representando as Fraternas da Loja Acácia de Ouro Preto do oeste presentes no evento e também do Estado de Rondônia.
O Grão-Mestre adjunto, relata que a recepção dos irmãos Bolivianos superou a pontuação de excelência, liderados pelo Irmão Jorge o grande Maestro da Maçonaria nacional Boliviana, atendeu a expectativa, com visão de união e da necessidade da construção de uma maçonaria mais próxima da sociedade.
Em uso da palavra, o representante de Rondônia direcionou seu manifesto frente a real necessidade de operarmos pela união das instituições maçônicas, seja ela nacional ou internacional, entendendo que a sociedade espera mais de nós, e que devemos oferecer as nossas comunidades um pouco do brilho da luz que recebemos em nossas iniciações.
Ao final, destaca-se a importância de conhecermos novas lojas, novos irmãos, novos orientes, dentro de uma máxima maçônica, que em nossas casas não somos visitantes, estamos em nossas casas, pois somos irmãos.
Ao retornar ao Brasil, Grão Mestre Adjunto e comitiva foram recebidos pelos irmãos da Loja Pedro Michael Struthos, em confraternização e boa conversa maçônica e familiar.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO













