
O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB-RO) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Irmão Comendador Carlos Alberto Paraguassu Chaves, ocorrido neste domingo, dia 2 de novembro de 2025, vítima de falência múltipla dos órgãos. O corpo chegará a Porto Velho na noite de terça-feira e será velado no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes – GOB-RO, situado à Rua Herbert de Azevedo, 2045, Bairro São Cristóvão, Porto Velho – RO, a partir das 7h da manhã de quarta-feira (5). O sepultamento ocorrerá no Cemitério Santo Antônio, no jazigo da Família Paraguassu.
O Irmão Paraguassu era membro ativo da Augusta e Respeitável Loja Maçônica União, Trabalho e Justiça – UTJ, de Candeias do Jamari, e deixa esposa, filhos, familiares e inúmeros admiradores de sua trajetória intelectual e fraterna. Figura de reconhecimento nacional e internacional, o Irmão Paraguassu Chaves construiu uma carreira exemplar marcada pela dedicação à educação, à ciência e à maçonaria. Foi Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Diretor Acadêmico da Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ), Professor Visitante Sênior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Doutor em Ciências da Saúde e Geografia Médica pela Universidad de La Habana – Cuba, com revalidação pela Universidade de Brasília (UnB). Também possuía pós-doutorados na Itália e Espanha, além de ser autor de 31 livros científicos e paramaçônicos.
Sua contribuição à cultura e à maçonaria rondoniense foi expressiva: presidiu a Academia Maçônica de Letras de Rondônia (AMLRO), ocupou o cargo de Deputado Federal na Soberana Assembleia Legislativa Maçônica- SALF, no Poder Central, em Brasília. Foi Membro Fundador da Academia Rondoniense de Letras (ARL) e da Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado de Roraima (AMACLRR). Recebeu diversas comendas e honrarias, entre elas o título de Comendador da Ordem do Trabalho Getúlio Vargas, a Comenda Mérito Ambiental Brasileiro – IBAMA, e o Título de Cidadão Honorário de Porto Velho.
Em nome de toda a maçonaria rondoniense, o Grão-Mestre do GOB-RO, Claudenilson Alves, expressou sua consternação e destacou o legado deixado pelo Irmão Paraguassu, ressaltando o compromisso do GOB-RO em oferecer todo o apoio à família enlutada e à Loja que o acolheu por tantos anos:
“Perdemos um irmão de grande estatura moral e intelectual, cuja trajetória foi marcada pelo serviço ao próximo, pela busca do conhecimento e pela vivência dos princípios maçônicos. O Irmão Paraguassu Chaves elevou o nome da maçonaria rondoniense em todos os campos do saber e deixa um legado que permanecerá vivo entre nós. Neste momento de dor, o Grande Oriente do Brasil – Rondônia se solidariza profundamente com sua esposa, filhos, familiares e com todos os irmãos da Loja União, Trabalho e Justiça. Que o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, o receba em sua morada eterna, iluminado pela luz que sempre o guiou”, declarou o Grão-Mestre.
A maçonaria rondoniense reconhece no Irmão Paraguassu um exemplo de fraternidade, sabedoria e amor pela humanidade. Sua jornada terrena encerra-se, mas sua obra, suas palavras e seus ensinamentos permanecem como farol para as futuras gerações de maçons, estudiosos e cidadãos comprometidos com o bem comum.
Fonte: Secretaria da Comunicação e Informática do GOB-RO (Rubens Nascimento)
