Devido à situação crítica gerada pela fumaça intensa das queimadas que assolam a Amazônia, o Grão-Mestre Claudenilson Alves, do Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB-RO), emitiu um ato normativo, 097, determinando a suspensão de todas as atividades alusivas ao 7 de setembro, que celebrariam a independência do Brasil, marcadas para acontecer no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes.
A decisão foi tomada com base a Situação Emergência II porque passa Rondônia e em resposta às preocupações com a saúde dos irmãos maçons e da comunidade em geral, considerando o risco elevado de complicações respiratórias causadas pela exposição à fumaça. Rondônia, que tem sido fortemente afetada pelas queimadas, enfrenta uma degradação significativa na qualidade do ar, o que torna o ambiente inseguro para grandes aglomerações e eventos ao ar livre.
Em sua fala, o Grão-Mestre Claudenilson Alves ressaltou: "A saúde e o bem-estar dos nossos irmãos e de suas famílias são prioridades inquestionáveis. Diante da gravidade da situação, tomamos essa medida preventiva para evitar riscos maiores. É nosso dever zelar pela integridade de todos, especialmente em um momento tão delicado como este. Devemos, ainda, refletir sobre nossa responsabilidade na preservação do meio ambiente e nas ações que contribuam para minimizar os impactos ambientais."
A suspensão das atividades reflete o compromisso da maçonaria em Rondônia com a saúde pública e a responsabilidade social, buscando sempre agir de acordo com os princípios de fraternidade e cuidado com o próximo. O ato normativo abrange apenas o ato marcado para o dia 07 de setembro no Palácio Maçônico, de modo que todas as lojas maçônicas do estado, por seus veneráveis mestres, se atentem para os perigos que qualquer atividade comemorativa até que a qualidade do ar se normalize e os riscos à saúde sejam mitigados.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-RO